Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A primeira triquilha agente nunca esquece

Recebi do meu amigo Renato Staudt um e-mail que conta a história das primeiras pranchas com três quilhas do Rio Grande do Sul, e por sinal as primeiras do Brasil.
Segue parte do e-mail:
André, lembro que quando comecei a surfar em 1979, tive uma prancha monoquilha 7’2 da marca Original feita em Imbituba/SC, que comprei do meu vizinho na praia de Santa Terezinha/RS, logo depois, fiz uma prancha biquilha com o Dani, da agora Yahoo, já que na época Marc Richards vinha ganhando vários campeonatos mundiais com pranchas deste tipo. Eu tinha 15 anos, e o percurso de Novo Hamburgo a Santa Terezinha era uma aventura que durava 4 horas, sempre com os amigos Carlos Sanfelice hoje produtor do Surf Adventures, Jorge Breidenbach, recentemente falecido e Marcelo Wenrolz. Logo depois que o Carlos Sanfelice foi morar no Rio de Janeiro peguei autorização do juiz para viajar ao Rio de Janeiro com o Jorginho, e lá conheci o Lip Dilon shaper e dono da antiga Energia, recém retornado de viagem trazendo modelos das triquhilhas thrusters de Simon Anderson que já despertavam a atenção mundial em 1981. Então eu e o Sanfelise encomendamos duas triquilhas 5’8 em 1982, as quais até no Rio chamavam atenção dos surfistas locais. Voltamos ao sul com as primeiras novidades, e o Neú hoje shaper em Santa Catarina, Djalma seu irmão e o Kleiton Falkenberg hoje dono da Tri Coast, olhavam com atenção aquilo que seria o futuro do surf mundial. Meu vizinho gritava na praia... “pô, primeiro, uma quilha, depois duas, agora três”, mas dias depois peguei uma ressaca de terral com ondas de 2 metros servidos e senti toda a segurança desta inovação.

É isso aí meu amigo Staudt, belo relato da história do surf gaúcho, e parabéns por citar Raul Seixas, quando comentaste o espanto dos amigos diante da novidade dizendo... “do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Boas ondas, bons amigos!
André Jung


Um comentário:

  1. muito afude!! continua assim, se for possivel gostaria de saber um pouco sobre as quadriquilhas e as 5 quilhas. abrass, Duda Gordão

    ResponderExcluir