Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O primeiro pilar a gente nunca esquece

Quando comecei a surfar no início dos anos 80, a plataforma de Tramandaí já era o point preferido da galera. Quanto a isso nada mudou, mas em relação as ondas propriamente ditas as mudanças foram radicais nos anos seguintes, pois até então a plataforma era reta e bem menor, tendo ao final, na altura onde hoje estão os três pilares do lado norte, dois pilares restantes de uma parte que ruiu numa época na qual não presenciei.
Foi por volta de 1984 que começaram a ser produzidos pilares em cima da plataforma, os quais eram posteriormente levados por trilhos até o local de implantação no mar. No entanto, como o projeto era “proibido para surfistas”, só nos restava aguardar e aproveitar a lenta alteração do pico.
Mas a parte que só a mim cabe o mérito de contar é referente a colocação do primeiro pilar do lado sul, posteriomente apelidado de Malvina, quando por volta de 1985, junto aos primeiros raios de sol de uma linda manhã de um verão, presenciei solitário ao mar o nascimento de uma nova era do surf gaúcho.
Para mim o prazer de surfar a Malvina, que hoje raramente quebra em suas condições clássicas, é trazer a tona as recordações dos amigos da época, aos quais deixo aqui a minha saudosa lembrança.
Em memória aos amigos que já partiram...
Surf para sempre, respeite o próximo e proteja a natureza!


André Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário