Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

REFERÊNCIAS DA LAGE DE JAGUARUNA/SC








Em 1982 fui passar o feriado de Páscoa no Farol de Santa Marta/SC com meu irmão e sua namorada, mais o Virgílio, que hoje é da Federação Gaúcha de Surf.
Chovia muito, e na época chegar a localidade de Santa Marta beirava o impossível, principalmente quando se tratava de possantes “chevetes e fuscas”; mas para mim, aos 14 anos nada era problema.
A ondulação entrava forte naquele feriado, mas eu, apesar dos apelos dos amigos, resolvi encarar um Cardosão com ondas grandes, munido de uma minúscula e redonda Rico 5’5 biquilhas... e lembro que bastou eu chegar no out side para entender o porque alguns surfistas usavam pranchas grandes e monoquilhas. Em poucos instantes eu já estava na beira da praia, assustado e congelado.
Então, devido a forte ondulação fomos visitar o Farol, que na época tinha acesso liberado, para saber a previsão das ondas. O responsável nos recebeu cordialmente, e nos encaminhou a “moderna sala de telégrafos” onde em contato como o Porto de Rio Grande/RS recebeu a informação de que por lá a coisa também estava complicada. Aproveitando a oportunidade fomos conhecer o funcionamento do imponente farol e ver tudo por um ângulo surpreendente. Nesta ocasião perguntei ao faroleiro por que em apenas uma das janelas havia um vidro adicional, e recebi a explicação de que se tratava de uma lente de aumento, a qual servia para indicar às embarcações sobre umas pedras situadas a dezenas de quilômetros mar a dentro. Lembro que a lente direcionava-se a sudeste, e que ele comentou que os pescadores diziam terem visto quebrar ondas gigantes lá. Era tudo novidade para mim, ondas grandes e geladas, estradas de difícil acesso, praias desertas... e aquele farol com uma enorme lâmpada e uma lente de aumento indicando perigo em alto mar me deixou pensativo sobre a possibilidade de algum dia alguém surfar lá.
Algumas décadas depois, a referida lage foi desbravada e comprovado que a mesma proporciona condições extremas de surf, sendo possível seu total aproveitamento apenas com tow-in.
Esta é a famosa Lage de Jaguaruna, referência mundial.
Surf para sempre e preserve a natureza!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Ainda acrescentou essa informação da lente... bem legal mesmo! Da até pra sentir um friozinho na barriga imaginando todo cabo há quase 30 anos atrás. Posta mais umas fotos desta trip! Interessante notar o aparente avanço do mar, pelo menos nunca vi a prainha assim!

    ResponderExcluir