Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

O Burle que conheço

Em 1992 tive o prazer de conhecer o Carlos Burle e alguns de seus fiéis amigos, época em que fui muito bem recebidos por todos, chegando a morar dois meses com eles na mesma casa, na Praia da Macumba/RJ.

Os dias em que me dediquei a surfar e conhecer o estilo surf no limite ao qual pessoas como o Burle vivem, tornaram-se algumas das minhas maiores lições de vida.

A humildade em relação ao próximo é uma característica própria do Burle, que em momento algum, até hoje quando entro em contato com ele, deixou com que a sua supremacia sobre as ondas se estendesse do line-up para fora da água.

O Burle é uma pessoa que vive intensamente a adrenalina, mas guarda esta euforia dentro dele, como se fosse o combustível para o próximo desafio; gosta de posicionar-se no crítico, e faz isso em silêncio, como um verdadeiro mestre. Já era assim em 1992, quando ouvi atentamente depoimentos de surfistas viajados, os quais diziam que ele tinha uma atitude ímpar em todos os mares que o encontravam.

Quando Burle recebeu o título de Campeão do Primeiro Campeonato Mundial de Ondas Grandes, em 1998, achei lindo o gesto dele ao dedicar o título às futuras gerações, e também a sua filha recém nascida. E, quando veio a Porto Alegre receber o título na ocasião em que era festejado encerramento do Circuito Brasileiro de Surf no Dado Bier, me enviou um convite especial para nos encontrarmos, e novamente pude vê-lo humildemente dedicar o título às futuras gerações.

Em outras ocasiões presenciei ele utilizando suas conquistas como forma de arrecadar fundos beneficentes a entidades carentes, e tenho certeza que assim ele segue sua vida.

Hoje com orgulho digo que Burle é realmente merecedor do título de Campeão do Primeiro Circuito Mundial de Ondas Grandes, conquistado com a participação em todas as finais deste circuito, pois a sua dedicação diária ao big surf por décadas tem sido de corpo e alma, literalmente, e quem o conhece sabe o que quero dizer. Curiosamente, o título deste ano foi por ele alcançado após o nascimento de seu segundo filho, e é claro, dedicado a todos os demais que participaram na criação deste novo circuito profissional.

Respeite o próximo, preserve a natureza e surf para sempre!

André Jung

Um comentário:

  1. Muito obrigado André !!!

    Fico feliz de compartilhar nossas vidas de uma maneira tão simples !!!

    Abrs e boas ondas,

    Burle

    ResponderExcluir